20 de maio de 2010

Traça de biblioteca: Eu, robô

Encontrei esse livro no Centro Cultural uma vez mas, por algum motivo, não consegui lê-lo e fui obrigada a devolver. Eu realmente queria lê-lo mas, por não conseguir me lembrar do nome do autor, não consegui encontrá-lo novamente. E assim passaram-se uns dois anos de busca sem conseguir resultados.

No entanto, ontem acabei de ler A princesa e o Goblin que, por sinal, é uma graça, e fui ao Centro Cultural devolvê-los ("los" porque tinha que devolver também A magia de Holy Wood e Direitos iguais, rituais iguais, ambos da série Discworld) e pegar mais alguma coisa para ler. Então, vagando, eis que encontro Eu, robô  brilhando bonitinho pra mim em uma prateleira. Fiquei imensamente contente.

 Esse livro é um super clássico da ficção científica, e foi nele que Asimov inventou as tãos famosas três Leis da Robótica (e, pra falar a verdade, foi ele que inventou a palavra "robótica" também). O livro conta com nove contos que mostram o desenvolvimento dos robôs, desde os mais primitivos até aqueles que controlariam o mundo, contos esse narrados pela lendária psico-roboticista Susan Calvin, que acompanhou toda a evolução e todos os prolemas enfrentados pelos pioneiros.

Estou lendo, adorando e recomendo.

Nenhum comentário: